top of page
site-sma.png

DESTINO DE TURISMO NÁUTICO, ITAPARICA RECEBE TRÊS IMPORTANTES EVENTOS NESTE SÁBADO (7)




Etapas das competições Maratour Mutá, Aquathlon e a 46ª Regata da Primavera agitam a ilha e a consolidam como um paraíso náutico



Itaparica vai se tornar o epicentro do turismo náutico neste sábado (7).


A cidade receberá três importantes eventos que vão movimentar a Baía de Todos-os-Santos e que demonstram o grande potencial da ilha para atrair amantes do mar e dos esportes aquáticos.

Modalidade que se tornou uma tradição no mês de outubro em Itaparica, o Aquathlon (natação e corrida) vai reunir dezenas de atletas de 10 estados brasileiros em uma prova única de 1 km de natação e 5 km de corrida, dividida em duas voltas de 2,5 km.


De forma especial, a competição contará também com uma categoria exclusiva de atletas locais, para que sejam estimulados a aprenderem a nadar.

O Aquathlon terá início às 16h com largada e chegada no Forte de São Lourenço. O evento irá homenagear Maria Felipa e o Forte São Lourenço, em alusão ao bicentenário da independência do Brasil na Bahia, reconhecendo a importância destes símbolos itapariquenses na luta pela expulsão das tropas portuguesas do território brasileiro.


Além de celebrar o espírito atlético, esta edição será ainda mais especial, pois servirá como seletiva para o Campeonato Mundial de Aquathlon na Austrália, em 2024. O Aquathlon Itaparica é a última etapa do Circuito Brasileiro Multiesporte de Aquatlhon e tem realização da Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI) e da Confederação Brasileira de Triatlhon (CBtri), com patrocínios da prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Turismo e Cultura, do Governo do Estado e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com apoio da Marinha do Brasil.


Nado para Mutá – Outro evento que promete agitar as águas da Baía de Todos-os-Santos é a Maratour Mutá e a UltraMaratour Itaparica-Mutá 2023, que reunirá representantes de 13 estados brasileiros.


A UltraMaratour Itaparica-Mutá terá largada ás 6h15, em Itaparica, de onde mais de 60 atletas irão nadar 16 km rumo a Mutá, vila localizada no município de Jaguaripe.

Enquanto os atletas ultramaratonistas se lançam no mar de Itaparica, outros 100 atletas estarão disputando em Mutá as provas da Maratour. A largada para a prova de 2 km será às 8h45, para a prova de 800m, às 9h30 e para a 400 m kids, às 10h.


Os principais atletas de Ultramaratonas Aquáticas do Brasil irão participar desse desafio que é um dos mais exigentes do país. O percurso de Itaparica até Mutá é exuberante e proporciona uma experiência de total imersão e contato com a natureza.

A Maratour Mutá e a UltraMaratour Itaparica-Mutá 2023 são realizados pela Ambiance Esporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaparica e Prefeitura Municipal de Jaguaripe. Conta com o apoio do Hammerhead, Gatorade, Salvador Shopping, Alimentos Tia Sônia e Capitânia dos Portos da Bahia.


A preocupação com a preservação ambiental é uma tônica dos eventos náuticos que acontecerão no sábado em Itaparica. A 46ª Regata de Primavera, regata lixo zero pioneira do país, reunirá dezenas de velejadores com a missão da adoção de boas práticas ambientais, além de deixar um legado de consciência ambiental e sustentabilidade para a comunidade itapariquense.


Os velejadores da regata vão largar da Ponta de Humaitá, passarão pela Orla de Salvador até a altura do Museu de Arte Moderna, de onde seguirão para Itaparica, fazendo um percurso total de aproximadamente 33 km.


A expectativa para esta edição do evento é reunir mais de 100 embarcações à vela (nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar).

O evento contará com uma série de atividades em sua programação, incluindo ações educacionais e culturais que também vão envolver os moradores de Itaparica. A competição não apenas destaca as habilidades náuticas dos participantes, mas também ressalta o compromisso da cidade com um futuro mais verde e sustentável.


A 46ª Regata da Primavera é promovida pelo Saveiro Clube da Bahia e conta com patrocínio do Governo da Bahia e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador; apoio especial da prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Turismo e Cultura, da Capitania dos Portos da Bahia e Associação Náutica da Bahia, da Federação de Esportes Náuticos da Bahia (FENEB), dentre outros.


“Itaparica, com suas águas deslumbrantes e hospitalidade calorosa, mostra seu potencial como um destino de turismo náutico de renome. Convidamos todos a se juntarem a nós neste sábado para celebrar esses eventos emocionantes e testemunhar a beleza única de Itaparica como um paraíso náutico. A realização desses eventos também é uma oportunidade de intensificar o turismo e a economia da região, além de promover Itaparica como um destino turístico atraente, fortalecendo a imagem do município”, afirma a secretária interina de Turismo e Cultura de Itaparica, Larissa Oliveira.
bottom of page