top of page
site-sma.png

DEBATE SOBRE A CRIAÇÃO DA EMPRESA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL “BAHIA FILMES”


Empresa pública de audiovisual
Foto: NeuzaCostaMenezes/AgênciaALBA

Na manhã desta terça-feira (2), ocorreu uma importante audiência pública na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pela deputada estadual Olívia Santana e com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro. O evento, promovido também pela Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Serviços Públicos da Alba, teve como objetivo discutir a criação do projeto da empresa pública de audiovisual da Bahia, que será nomeada de ''Bahia Filmes''.


Um projeto que visa estimular ações que promovam o audiovisual e fomentem a produção e comercialização de filmes no estado. Durante a sessão, representantes do setor cultural da Bahia participaram e contribuíram para a discussão sobre a importância da criação da empresa pública de audiovisual para a cultura baiana, o estado é conhecido por ser berço de importantes nomes do cinema brasileiro e por ter uma produção cinematográfica contemporânea.


“A audiência foi bonita e vitoriosa. A Bahia tem protagonismo nesse setor que vai de Glauber Rocha e o cinema novo ao cinema contemporâneo de Daiane Rosário, por exemplo. Temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo inteiro e trazer nossas contribuições tão importantes. A criação da Bahia Filmes é um passo fundamental para isso”, destacou a deputada Olívia Santana

A empresa pública de audiovisual terá um papel fundamental para a produção e comercialização de filmes baianos, além de promover a cultura e a identidade local. Como o projeto apresentado engloba várias Secretarias de Estado, estiveram presentes a Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), A chefa de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a representante da Secretaria de Educação, e também as deputadas federais baianas Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PC do B) que remotamente no debate mostraram entusiasmo com a criação da empresa pública.


“A indústria do cinema vai trazer resultados efetivos para a economia da Bahia”, endossou Lídice da Mata.

Comments


bottom of page