top of page
site-sma.png

CONCEIÇÃO DA PRAIA: ENTENDA O PORQUÊ DA CELEBRAÇÃO NO 8 DE DEZEMBRO


Foto: Setur


Para a felicidade e descanso dos soteropolitanos, na próxima quinta-feira (8) haverá o feriado municipal em homenagem a padroeira da Bahia, a Nossa Senhora da Conceição. Todos os anos, Salvador realiza uma cerimônia no Dia da Solenidade da Imaculada Conceição, reunindo milhares de fiéis nos santuários destinados à padroeira da Bahia.


Mas você já se perguntou o motivo para ser um feriado comemorado, basicamente, apenas em Salvador?

Senta que lá vem uma breve aula de história:


Em 1549, o Brasil já era colônia dos portugueses que começavam a explorar os recursos naturais brasileiros e também traziam seus costumes religiosos para o país. O primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza, realizou no mesmo ano o primeiro festejo em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em Salvador, que na época tinha acabado de se tornar a primeira capital do país.


A comemoração foi realizada onde é a atual Basílica Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio, no dia 7 de dezembro de 1549, sendo a festa cristã mais antiga do Brasil. Até os dias atuais, a festividade mantém tradições do século XVI, mas com algumas adaptações.

Entre os elementos presentes da procissão estão o andor com a imagem da Conceição da Praia, a imagem de São José (esposo virginal de Nossa Senhora), a imagem do “menino Jesus” e outra em homenagem à Santa Bárbara.


Costumeiramente, padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhado trio elétrico ao som do coral da Basílica.

Foto: Max Haack/Agência Haack

A COMEMORAÇÃO DE 2022


Neste ano, já se começou o período de novenário, que antecede a cerimônia do dia 8 de dezembro. A solenidade ocorre em todas as Basílica Santuário e paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Conceição.


Além de Salvador, os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz também costumam realizar comemorações, porém, em uma proporção menor que a capital baiana.



コメント


bottom of page