top of page
site-sma.png

BLOCO ALVORADA REALIZA ENSAIO GRATUITO NA 43ª LAVAGEM DA FONTE DO GRAVATÁ


Foto: Divulgação


Missa na Igr. Rosário dos Pretos e shows da ala de canto, Pagode de Bamba e Partido Popular


No próximo dia 21, o bloco Alvorada realiza a 43ª Lavagem da Fonte do Gravatá, na Rua da Independência, bairro de Nazaré, onde a agremiação nasceu e mantém sua sede. O evento começa com o missa, às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos, seguido de rito religioso no local do monumento e, às 14h, o show gratuito com muito samba, marcando o último ensaio do bloco antes do Carnaval 2024.


A Lavagem da Fonte do Gravatá acontece desde década 70 no monumento instalado na esquina das ruas do Gravatá e Independência. Este ano, o evento conta com momento especial que consolida a homenagem ao Samba Junino - tema do bloco pioneiro da Sexta-feira– reunindo foliões do bloco, amantes do samba e a comunidade do bairro.

O ensaio geral terá shows de Pagode de Bamba, Partido Popular e da ala de canto do Alvorada formada por Tiago (Representa), Valdélio França, Marco Poca Olho, Romilson (Partido Popular), Bira (Negros de Fé) e Arnaldo Rafael. A Lavagem da Fonte do Gravatá é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e integra o calendário de Festas Populares de Salvador desde 2015.


A tradição religiosa ressalta a importância histórica do monumento do século XVIII que fica ao lado da sede da agremiação carnavalesca que nasceu em 1975, na casa 55 da Rua do Gravatá, imóvel entre a fonte do orixá Nanã e a Igreja de Nossa Senhora de Santana. A santa católica é associada ao orixá que tem o domínio da vida e morte, saúde e maternidade.


“A lavagem é mais um compromisso que o Alvorada tem com a comunidade do Gravatá e a religiosidade de matriz africana. Tudo isso com a nossa marca do samba de tradição ”, explica o presidente do bloco, Vadinho França.

Carnaval


O Encanto do Samba Junino no Carnaval de Salvador é o tema do bloco Alvorada no desfile do Carnaval 2024 no dia 9 de fevereiro de 2024, no circuito Osmar. Além da ala de canto da agremiação–os grupos Vou Pro Sereno (Rio de Janeiro), o Movimento, Burungundun e Roberto Mendes são os convidados para a folia baiana.


Com a tradição de abordar temas e entidades relacionadas à cultura afro, o pioneiro da Sexta-feira dá destaque à manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em 2018. A história do movimento cultural será contada pelo Bloco Alvorada, por meio das músicas, das vestimentas e da reverência do pioneiro bloco de samba da sexta-feira de Carnaval e de seus mais de três mil foliões.

Derivado do samba de caboclo – feito com atabaques dos ritos afro religiosos –, o movimento do samba junino tem origem nas festas de terreiros em bairros como Engenho Velho de Brotas, Garcia, Tororó, Federação, fenômeno que, com o tempo, acabou se espalhando pela cidade.


O surgimento data da década de 70, no Engenho Velho de Brotas, berço do samba duro junino, no Terreiro de Jagum, mas atualmente conta com representantes em diversos bairros da capital baiana. A característica principal do subgênero do samba é batida mais acelerada e forte do timbal, marcação e tamborim que são seus instrumentos básicos.


Sobre o Carnaval de 2024


Para curtir o melhor do samba, os associados já poderão garantir a fantasia para o próximo ano.


O valor individual de R$ 220 e a casadinha (R$ 400) ainda podem ser parcelados em até 3 vezes no cartão de crédito A sede do bloco fica na Ladeira da Independência, nº 68 - sala 202, Gravatá, o funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sábado.

A fantasia também está à venda nos balcões Pida e no Ticket Marker. Interessados também podem encontrar o Alvorada na internet pelo site www.alvorada.org.br ou acessar as redes sociais disponíveis no endereço eletrônico. Mais informações: 3322 3684 ou 98649 7103.



SERVIÇO
O quê?  43ª Lavagem da Fonte do Gravatá, Ladeira da Independência - Centro
Quando?  21 de janeiro com missa no Rosário dos Pretos, às 9h, e shows no Gravatá das 14h às 20h
Atrações? Ala de canto do bloco Alvorada, Pagode de Bamba e Partido Popular 
Ingresso: Gratuito
Twitter: @alvoradabloco  Youtube: AlvoradaSamba Facebook e Instagram: Bloco Alvorada

Comments


bottom of page