top of page
site-sma.png

BIENAL DO LIVRO BAHIA TERÁ CONVIDADOS BAIANOS EM TODOS OS ESPAÇOS DA SUA PROGRAMAÇÃO CULTURAL


Foto: Divulgação


Escritores como Aldri Anunciação, Ian Fraser, Deko Lipe e Lorena Ribeiro já confirmaram presença


Na edição 2024 da Bienal do Livro Bahia, que celebra a contribuição que a Bahia dá para o Brasil e para o mundo, a própria literatura baiana estará muito bem representada, de 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador.


Todos os painéis da programação cultural contarão com a presença de pelo menos um participante baiano, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. E mais do que isso: 80% dos convidados de todos os espaços – Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil – serão naturais da Bahia. Daí o tema da edição 2024: As Histórias que a Bahia Conta.

Por exemplo, entre os autores baianos já confirmados no maior evento de cultura e literatura do Nordeste estão Aldri Anunciação, Ian Fraser, Deko Lipe e Lorena Ribeiro.


O best-seller Itamar Vieira Júnior, autor do premiado romance “Torto Arado”, já havia sido um dos primeiros a garantir sua presença.

Conheça um pouco, abaixo, sobre as trajetórias de cada um deles.


Aldri Anunciação, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador é o autor do sucesso “Namíbia, Não!”, peça teatral que originou o longa-metragem “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. Ele também é o apresentador dos programas “Conexão Bahia” e “Conversa Preta”, ambos exibidos pela TV Bahia, afiliada da TV Globo.


Ian Fraser, finalista do Prêmio Jabuti e vencedor dos prêmios João Ubaldo Ribeiro, ABERST e, por duas vezes, o Braskem de Teatro, consagrou-se como uma das vozes mais criativas da literatura contemporânea, misturando narrativas de entretenimento, personagens cativantes e um estilo poético próprio. Ele iniciou sua carreira de escritor com três campanhas de sucesso na plataforma Catarse.


Lorena Ribeiro é mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas, cujo foco é a divulgação de autores baianos, principalmente autoras negras. Ela também é idealizadora do projeto Lendo a Bahia e publicou os livros “O divertido glossário da Jana” e “Amuleto”, além de poesias e contos em antologias.


Deko Lipe é escritor, ator e criador de conteúdo no portal Primeira Orelha, onde ele fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e com representatividade LGBTQIAP+. Ele é autor do livro “Meus pais e eu” e “O brincoder de Pepe”, além de ter contos publicados na Amazon e participações nas coletâneas “Vozes Nordestinas” e “Gordes”.


Além deles e de Itamar Vieira Júnior, as autoras baianas Vanessa Reis, Tanira Fontuora, Nega Fyah e Amanda Julieta recentemente também confirmaram suas presenças na Bienal do Livro Bahia 2024, que é organizada pela GL events Exhibitions, empresa que também é responsável pela administração do Centro de Convenções Salvador.
Sobre a GL events Exhibitions
A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.

댓글


bottom of page