BIBLIOTECA CENTRAL APRESENTA A EXPOSIÇÃO “NOTÍCIAS DO ÒRUN”




Com a proposta de compor a programação das ações que farão parte das atividades para o mês de novembro da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA),a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB)recebe o artista plástico Samuel Cruz que apresenta a exposição “Notícias do Òrun” para o público, no foyer da biblioteca, no próximo dia 9, às 17h.


A exposição temo intuito de promover a cultura e a religiosidade de matriz africana.“Notícias do Órun” traz um aspecto inovador na representação sagrada das entidades, feitas com papel de jornal. O trabalho é composto por doze esculturas individuais, mais oito esculturas emolduradas que retratam a personificação dos Orixás.


“O processo de criação é um momento de muita energia. Quando começo a produzir eu entro em contato com a minha ancestralidade, que me remete aos deuses africanos. Eu vou criando a minha arte e sentindo a conexão com os orixás”, revela.

Além da exposição, o artista realizará duas oficinas de artes plásticas, gratuitas, com a finalidade de iniciar o processo criativo e/ou desenvolver a produção de esculturas. As oficinas ocorrerão sob o contexto de protagonismo das manifestações da cultura afro-brasileira e difusão das artes negras entre jovens e adultos, com capacidade máxima para 20 participantes por turma.



Sobre o artista


Samuel, ex-morador do Nordeste de Amaralina, sofreu um grave acidente de transito que paralisou os movimentos da sua mão direita. Como recomendação médica, foi indicado para o, até então, motorista carreteiro, o desenvolvimento de trabalhos manuais para recuperação dos seus movimentos.


Este foi o ponto de partida para a arte de Samuel, que se iniciou como hobby e se tornou sua nova profissão.


Atualmente o artista está em evidência através de dois projetos: “Santos e Órixas: Divindades em papel”, exposição individual no Centro de Estudos Afro-Índio Americanos (CEPAIA) e uma mostra que reúne artistas renomados no Antique Bistrô, ambos no bairro Santo Antônio Além do Carmo.


Serviço


Exposição “Notícias do Òrun”, do artista plástico Samuel Cruz


QUANDO: 9 de novembro, às 17h

ONDE: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) - Rua General Labatut, 27 – Barris Salvador/BA

Gratuito

2 visualizações0 comentário