
O Bando de Teatro Olodum, companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano, montou uma exposição e uma apresentação com as músicas de Cabaré, para celebrar agora em novembro os 25 anos do espetáculo Cabaré da Rrrrraça.
As ações encerram o Novembro das Artes Negras, da Fundação Cultural do Estado/SecultBA (Funceb) que, em 2022, marca o seu 5º ano destacando a produção artística negra nas diversas linguagens.
Com o Novembro das Artes Negras, a Funceb solidifica o diálogo e aproximação com artistas e produtores culturais negros e negras, promovendo a visibilidade e intercâmbio destas linguagens.
“Cabaré da Rrrrraça é um dos espetáculos mais assistido, aplaudido e elogiado do teatro brasileiro. A cada temporada, o Bando convida artistas negros e os públicos mais diversos a se confrontarem, junto conosco, com questões ainda incômodas impostas pelo racismo do país. Por isso o espetáculo continua tão atual há 25 anos”, comenta a atriz e produtora do Bando de Teatro Olodum, Valdinéia Soriano.
A exposição tem entrada gratuita e ficará em cartaz até 16 de dezembro no foyer do Teatro Vila Velha, Campo Grande. Ela traz imagens que contam a história desses 25 anos de Cabaré, com registros de cenas e personagens que entraram para a história do teatro e para o cotidiano dos baianos. As fotos são de Bauer Sá, Márcio Lima e Diney Araújo.
No dia 29 de novembro, às 19h, no palco do Teatro Vila Velha, o Bando de Teatro Olodum apresenta um recital reunindo as músicas de Cabaré da Rrrrraça e trechos selecionados de diálogos da peça. O acesso é gratuito e todos poderão contribuir com a arte negra por meio da iniciativa Pague o Quanto Puder.
O Bando já prepara uma nova temporada da peça para março de 2023, com novidades como figurinos inéditos, situações atuais e convidados especiais.
“O enorme sucesso do espetáculo faz o público de Salvador e das tantas cidades do Brasil por onde apresentamos a peça lotar teatros, graças ao carisma dos personagens e à forma explícita, bem-humorada, mas contundente que denunciamos o cotidiano de preconceitos que nós, pessoas negras, sofremos. Ainda tratamos sobre representatividade nos meios de comunicação, na moda, na publicidade e no mercado de consumo, temas que as novas gerações estão super ligadas, discutindo”, completa a atriz do Bando Cássia Valle, que também escritora e diretora de espetáculos.
SERVIÇO
25 anos de Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum
– Exposição – imagens de registro de Cabaré da Rrrraça
Em cartaz de 22/11 a 16/12, no foyer do Teatro Vila Velha, Campo Grande. Gratuita
– Recital – com músicas de Cabaré da Rrrraça
Dia 29/11, 19h, no Teatro Vila Velha. Entrada gratuita, Pague o Quanto Puder
留言