
O Balé Folclórico da Bahia irá apresentar o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”, nos dias 12 e 25 de fevereiro, às 19h, no Castelo Garcia D’Ávila, construção histórica localizada em Praia do Forte, na cidade de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador. A entrada é gratuita.
Além do espetáculo com as coreografias clássicas da companhia, haverá também uma roda de conversa com o público e workshops de dança afro para estudantes de escolas públicas da região (veja mais detalhes abaixo).
A direção geral do espetáculo é de Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia, e a direção artística ficou por conta de José Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha.
O espetáculo tem duração de 60 minutos e será transmitido ao vivo pela internet. Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa sobre a influência da dança afro na identidade étnico racial. A roda de conversa será registrada em formato de documentário audiovisual e disponibilizada para as escolas locais.
Workshops de dança afro
Conforme a companhia, nos dias 12 e 25 de fevereiro, às 15h, também serão realizados dois workshops de dança afro para estudantes de escolas públicas de Praia do Forte e localidades vizinhas na região de Mata de São João.
O objetivo é trabalhar movimentos básicos da dança afro que caracterizam a cultura negra e o folclore brasileiro, tendo como ferramentas o corpo e sua valorização. Durante os workshops, os alunos vão entender o processo de criação de uma coreografia, a estética e a importância da execução da dança.
Os workshops serão conduzidos pela bailarina, coreógrafa e professora de dança afro do Balé Folclórico da Bahia, Nildinha Fonseca, e terá uma hora de duração cada.
Os estudantes interessados em participar dos workshops, rodas de conversas e acessar as apresentações do Balé Folclórico da Bahia devem entrar em contato com a produção do evento através do número (71) 9 9109-5930.
Serviço
Balé Folclórico da Bahia - Herança Sagrada – A Corte de Oxalá
Quando: 12 e 25 de fevereiro, às 19h
Local: Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, no município de Mata de São João
Entrada Gratuita