• Admin

BALÉ DO TEATRO CASTRO ALVES HOMENAGEIA OS 80 ANOS DE GILBERTO GIL


Foto: Divulgação.

“Viramundo”, nome de uma das canções do músico baiano, ex-Ministro da Cultura e Imortal da Academia Brasileira de Letras, é o título do espetáculo de música e dança que tomará conta do palco da sala principal do Teatro Castro Alves nos dias 1, 2 e 3 de julho. O preço? R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

Bailarinos do BTCA se juntam aos músicos da Orquestra Afrosinfônica para exaltar toda a conexão de ancestralidade, vanguardismo, diversidade, atemporalidade e generosidade do cantor em todos esses anos de vida e carreira.


A direção e criação coreográfica é de Duda Maia e a trilha sonora original é criação do maestro Ubiratan Marques.

“Mais do que transformar a obra de Gil em dança, a ideia foi de apropriar a musicalidade de Gil e produzi-la com o corpo. Achar essa dança Gil, esse corpo Brasil, que é futurista, que é ciência, que é sertão, que é Tropicália, que é fala, que é protesto, todos esses elementos que estão muito fortes no caminho que Gil traçou. Essa foi a grande aventura: trazer uma assinatura de cada corpo dançante a partir da pesquisa da musicalidade e do conteúdo desse ícone, esse rei”, afirma Maia.

A trilha original é baseada em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222.


“A Orquestra Afrosinfônica é exatamente o que Gilberto Gil falou sobre a Oralidade dos Sertões ao lado dos letrados clássicos da Academia Brasileira de Letras. Acredito que é dessa forma que iremos apresentar ‘Viramundo’ ao lado do BTCA para nosso povo baiano”, conta o maestro Ubiratan.

VENDAS: Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves (informações em www.tca.ba.gov.br/oteatro/servicos/bilheteria) ou no site e aplicativo da Sympla (www.sympla.com.br).


Fonte: https://aloalobahia.com/notas/bale-do-teatro-castro-alves-homenageia-os-80-anos-de-gilberto-gil-com-danca-musica-e-ingressos-populares

8 visualizações0 comentário