top of page
site-sma.png

BAHIA AVANÇA COMO DESTINO GAY FRIENDLY




No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) divulgou ações desenvolvidas pela pasta para impulsionar a Bahia como destino gay friendly (simpatizante).


Em uma demonstração de política de inclusão, foi criada no órgão uma coordenação específica para cuidar do segmento, dirigida pela drag queen Petra Péron, que tem representado o estado em conferências e roadshows realizados no país.

O primeiro trabalho da nova coordenação foi realizar uma pesquisa espontânea entre os estabelecimentos baianos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), para identificar práticas ligadas à diversidade. Houve a adesão de 380 meios de hospedagem, transportadoras, operadoras e agências de viagens, bares, restaurantes e empresas afins, das 13 zonas turísticas da Bahia.


Os resultados serão usados na elaboração de novas ações estratégicas da secretaria para melhorar o acolhimento ao turista, com respeito às diferenças de gênero.

No levantamento, Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Itacaré e Maraú (Costa do Cacau), Cairu (Costa do Dendê), Lençóis (Chapada Diamantina), Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Praia do Forte (Costa dos Coqueiros) aparecem como os destinos mais procurados pelo público LGBTQAIP+.


"Iniciamos o processo de produção de indicadores para compreender a cadeia produtiva que atua nesse segmento, com as suas demandas, gargalos e desafios. Outras pesquisas serão feitas com turistas e baianos que atuam em comunidades representativas, mas já identificamos que há a necessidade de qualificação em serviços prestados", explicou a coordenadora Petra Perón.

A Setur-BA já oferece cursos de atualização a servidores e colaboradores que trabalham nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), na capital e no interior, onde são abordados conteúdos sobre direitos humanos e combate à intolerância, entre outros temas. Na plataforma digital TurisQualy, desenvolvida pela secretaria, está sendo implantado um curso de capacitação da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, com sede em São Paulo.


"O Governo do Estado tem compromisso com a diversidade e o respeito aos direitos individuais, em todos os setores da sociedade. No turismo, estamos em sintonia com as demandas do segmento LGBTQAIP+, que se destaca mundialmente por movimentar bilhões de dólares. No Brasil, a Bahia tem sido cada vez mais procurada por esse público, por sua hospitalidade, gastronomia e destinos paradisíacos", declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Comments


bottom of page