top of page
site-sma.png

ANTÔNIO LOPES: PRIMEIRO DIRETOR NEGRO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFBA


Antônio Lopes
Foto: Divulgação

Na quinta-feira(25), Antônio Lopes foi eleito para o posto de diretor da faculdade de medicina da Universidade Federal da Bahia(UFBA).

Antônio, um profissional altamente qualificado e reconhecido em sua área, alcançou um marco histórico ao ser eleito como primeiro diretor negro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em uma votação realizada na quinta-feira, dia 25.

A escolha de Antônio Lopes foi resultado da maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores da universidade. O professor Eduardo Reis foi também eleito a vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFBA. Juntamente com Antônio Lopes como diretor, a dupla assumirá a liderança da instituição até junho de 2027.


Antônio Lopes, possui uma trajetória sólida na instituição. Ele ingressou como professor na FMB em 1980 e atualmente ocupa o cargo de professor titular no departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico. Sua experiência acadêmica e sua participação como membro da Academia de Medicina da Bahia destacam seu compromisso e contribuição para o campo da medicina.

Infelizmente, durante o processo eleitoral, que teve início em 28 de abril, o professor Antônio Lopes enfrentou ataques racistas, o que levou à realização de denúncias junto à ouvidoria da universidade. O Jornal Correio teve acesso a capturas de tela de grupos de mensagens nos quais alguns alunos de graduação questionaram a sanidade mental do professor e do candidato a vice-diretor, Eduardo Reis.

Pelo menos dois e-mails foram enviados às turmas de Medicina por um indivíduo autodenominado "Voz do Deserto". Em uma dessas mensagens, foi incluída uma ilustração de cunho racista, que criticava de a presença de pessoas negras na faculdade. Além disso, o autor das mensagens fez referência pejorativa ao professor Antônio Lopes, utilizando o nome "Dr. Caramujo", em alusão ao personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. Fonte: https://aloalobahia.com/notas/antonio-alberto-lopes-sera-o-primeiro-negro-a-dirigir-a-faculdade-de-medicina-da-ufba


Comentários


bottom of page