Show gratuito acontece no dia 19 de setembro (quinta-feira), no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, às 19h
Das águas de seu último trabalho musical, o EP "Aquátika", a Afro Drag Diaspórika Barbárie Bundi emerge trazendo à terra firme “Kitanda”, um show cênico musical inédito. Voltando aos palcos com banda completa após sete anos de hiato, Bundi se apresenta no dia 19 de setembro (quinta-feira), às 19h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. A entrada é gratuita.
Com um repertório que celebra a cultura popular e a ancestralidade afro-brasileira, “Kitanda” aprofunda a pesquisa da artista sobre temas como ancestralidade, raça e interseccionalidade. Além da estreia no dia 19 de setembro, o show segue em uma temporada com datas em fechamento nos meses de outubro e novembro.
“Kitanda” marca o encerramento do projeto “Kiandas Ocupam o Centro”, que desde maio vem mobilizando a arte drag queen produzida por pessoas negras, pardas e indígenas de Salvador em atividades de ocupação de outros espaços LGBTQIAPN+ da cidade e com foco em novos públicos.
“Kitanda acontece num momento muito especial, não só pelas canções novas, mas também pela oportunidade de voltar a fazer um show com banda e cantar ao vivo. O repertório é profundamente afetivo e dialoga com as minhas vivências. Passei um bom tempo criando cada canção, me escutando, entendendo o que realmente queria dizer. E assim, coloquei minhas memórias, meus amores, minha ancestralidade. É como celebrar a terra através do afeto preto, agradecendo tudo o que me forma e me sustenta”, explica Barbárie.
Show e álbum
No palco, ao lado dela, estão Heverton Diodé, na percussão, Marcelo Santana, nas programações, e Lucas França, no violão. A direção musical é de Ziati Comazi. Além de show, “Kitanda” será também o novo álbum da artista, que está em produção há dois anos e tem lançamento previsto para outubro nas plataformas digitais.
“Continuo explorando os beats eletrônicos, como fiz no Aquátika, mas sinto que esse projeto traz outros ritmos e musicalidades que foram surgindo com o tempo. Voltei às canções do Candomblé, resgatei músicas que minha avó cantava, revisitei histórias pessoais, e, aos poucos, tudo foi se formando: o show, o disco, as imagens. Durante esse tempo, estive em Cuba, e foi uma experiência tão profundamente musical que acabou refletindo também no show”, completou a artista.
Realizado pela DAN Território de Criação, O projeto “Kiandas Ocupam o Centro” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Barbárie Bundi
Criada pelo multiartista Thiago Romero, é uma Afro Drag Diaspórika Barbárie Bundi atua como cantora, performer, artista visual, diretora artística e figurinista. Há 12 anos, sua pesquisa se concentra nas artes pretas da diáspora, buscando ampliar as narrativas afirmativas LGBTQIAPN+.
Seu trabalho busca o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, incluindo arte drag, música afro-brasileira, artes visuais, performance, artes cênicas, ritualidades das religiões de matriz africana e a visualidade afrodiaspórica. Sua pesquisa artística tem sido norteada pelo conceito de Afro-Fabulação (Tavia Nyong’o) e nas expressões artísticas negras contemporâneas.
Como últimos trabalhos lançados, disponíveis nas plataformas on-line, tem o EP “Aquátika” e o audiovisual “Dengo: carta ao amor preto”.
Serviço:
Show "Kitanda" – Barbárie Bundi
Data: 19 de setembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Largo Quincas Berro D’Água (Pelourinho - Salvador)
Entrada Gratuita
Kommentarer