top of page
site-sma.png

7º FÓRUM NEGRO DE ARTE E CULTURA (FNAC) 2023 CELEBRA A MEMÓRIA DA MILITÂNCIA DA CULTURA NEGRO-BRASIL


Fotos: Divulgação


De 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023, a cidade de Salvador sediará a 7ª edição do Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Sob o tema "Sankofar: Artes, Memórias, Militâncias Negras e outras Poéticas", este evento de caráter internacional celebrará a cultura negro-brasileira e da luta contra o racismo.


O FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos engajados na luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas. A programação deste ano incluirá uma série de atividades que celebram os sete anos de história do FNAC.

A conferência de abertura contará com a participação do renomado professor colombiano Luis Ricón Alba, do Departamento de Performance Studies da New York University. A Conferência Final será apresentada pela Professora Dra. Ana Célia da Silva (UNEB), uma personalidade icônica da militância negra.


Além disso, o FNAC 2023 contará com a participação de importantes pesquisadores (as), incluindo o professor cubano Dr. Julio Moracen (UNESP), Profa. Dra. Vanda Machado (UFBA), professor congolês Dr. Bas’llele Malomalo (UNILAB), professor estadunidense Dr. Kenneth Dossar (Temple University/ Pennsylvania), Prof. Elinilson Soares (PRODAN/UFBA) e Prof. Egnaldo França (Encantarte, Itabuna-Ba).


Inspirados pela figura mítica do pássaro africano Sankofa, que olha para trás em busca de suas potências, o FNAC 2023 homenageará sete personalidades importantes do movimento negro nas artes e culturas, concedendo o Prêmio Sankofa FNAC.


O evento será composto por oficinas, compartilhamento de pesquisas acadêmicas, performance inédita do premiado artista Ângelo Flávio, lançamento de livros, "Kitanda de Negócios Pretos", uma feira de afro-empreendedores coordenada pela Unegro Bahia, "Kitanda de Negócios Pretos", uma feira de afro-empreendedores coordenada pela Unegro Bahia, 3ª edição do Ìyás - Festival de Artes de Mulheres Negras, apresentando performances artísticas e festa de encerramento com roda de samba de mulheres negras.



Serviço: 

● O quê: Fórum Negro de Arte e Cultura (7ª edição) - Evento Gratuito 
● Quando: 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023 
● Onde: Escola de Dança da UFBA 
● Site: https://www.even3.com.br/7fnac/ 
● Contato: forumnegroarteecultura@gmail.com Para mais informações e detalhes sobre o FNAC 2023 visite o site oficial do evento.

Comments


bottom of page