top of page
site-sma.png

ÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO EM PARIPE AGITA O PÚBLICO E MOVIMENTA A ECONOMIA DO SUBÚRBIO DE SALVADOR


Fotos: Americo Júnior


A animação na última noite do São João 2023 em Paripe, neste sábado (24), contou com muito forró, piseiro e sertanejo. Victor Vitêra e a banda Forró dos Vizin abriram a festa, que contou também com a apresentação do cearense Tarcísio do Acordeon, dono dos hits ‘Meia Noite’ e ‘Hoje Dói’. O cantor Saulo também subiu ao palco, com um repertório especial, com canções do seu último disco que relembram suas memórias juninas e homenageando seu ídolo Gilberto Gil.


A animação invadiu a madrugada, com o sertanejo de Pedro Libe, que encerra os festejos deste ano no subúrbio de Salvador.

No total, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), investiu R$ 100 milhões para a realização do São João da Bahia que reuniu atrações e serviços na capital e em mais de 280 municípios. O apoio às manifestações típicas do período contribui para o incremento do turismo na Bahia durante o período e estimula a economia de cada cidade, gerando emprego e renda. Conforme a Secretaria de Turismo, a expectativa para o período é de geração de R$ 1,5 bilhão em receitas para o estado, com o fluxo de cerca de 1,5 milhão de turistas por todo o estado.



Everton Dutra vende churrasquinho em Paripe e comemora o aumento das vendas durante a festa. No primeiro dia do evento, o Espeto do Carneirinho vendeu cerca de 800 unidades.


“A cada ano que passa o São João de Paripe só melhora. Está surreal o movimento de gente, muito churrasco saindo e eu só agradeço”, comemorou.


Já a vendedora Lucineide Castro comercializa bebidas há mais de 15 anos no bairro e reforça o estoque para a festa.


“As vendas estão boas. É uma festa que a gente espera para poder ter uma rendinha a mais”, contou Lucineide, que conta com a ajuda da filha, do esposo e de outros familiares, para garantir um bom atendimento.

Apoio em toda a Bahia


Além dos investimentos na contratação de artistas, o Governo do Estado reforça a oferta dos serviços de infraestrutura, segurança, comunicação, saúde e assistenciais, para a realização do evento. Segundo o comandante da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Vinícius, o esquema de segurança para a festa contou com planejamento e todo o recurso necessário foi disponibilizado para garantir a tranquilidade de quem busca diversão.


“Este ano, aumentamos o quantitativo de policiais e contamos com 21 patrulhas fazendo rondas pelo local da festa e além do reforço de unidades especiais - a Rondesp e as operações Apolo e Gêmeos. Com isso, ontem conseguimos ter zero ocorrência aqui no evento, não teve um registro na delegacia que está instalada aqui atrás”, detalhou o major. Frequentador assíduo do evento, o pedreiro Dilson Alves confirma o clima de paz durante os festejos juninos, em Paripe.


“Vim ontem e voltei hoje, a festa está tranquila, graças a Deus o policiamento está bom. Com policiais em cada esquina e nas saídas, tudo para poder garantir tranquilidade para os participantes”, declarou.

Cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuam durante o São João da Bahia 2023. Deste total, 18 mil são policiais militares, que atuarão nas festas da capital e interior. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes com análise dos pontos faciais, estão espalhadas em áreas estratégicas dos principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano.

Comments


bottom of page