É VATAPÁ, É CARURU! BAIANOS JÁ PLANEJAM A SAGRADA COMIDA BAIANA DE SETEMBRO


Foto: Angeluci Figueiredo/Arquivo CORREIO

Quem tem dendê correndo nas veias, sabe: setembro é o mês do sagrado, tradicional e obrigatório caruru - que na verdade vem acompanhado de vatapá, arroz, xinxim de galinha, farofa de dendê, banana frita, pipoca e mais um monte de acompanhamentos.


A data certinha de servir é no dia 27 de setembro, em comemoração ao dia de São Cosme e Damião, mas pra quem é baiano, todo dia é dia, né?

Setembro mal começou e os mercados municipais já tiveram um aumento na procura por produtos usados no caruru. E a notícia de que os baianos vão para a cozinha é recebida com alegria pelos feirantes.


“Setembro em Salvador é diferente. A feira tem maior movimentação e o quiabo é o carro-chefe. A gente sabe que é um mês bom para vendagem. A procura pelos produtos do caruru já é intensa, e a expectativa é que aumente ainda mais”, explica o feirante Zilton Souza, que há 35 anos e atua no Núcleo de Abastecimento (Nacs) de Itapuã.


Quem não abre mão de fazer as delícias de setembro é a contadora Rita Pimentel, de 63 anos. Ela, que ama bater perna na feira, já começou a abastecer a casa com os itens que usará no caruru do dia 27.


“Como típica baiana, já sinto vontade de comer comida de dendê em setembro. Esse ano, as barracas já estão abastecidas e a movimentação nos traz a sensação de que, aos poucos, as coisas estão voltando ao normal”, afirmou.


Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-vatapa-e-caruru-baianos-ja-planejam-a-sagrada-comida-baiana-de-setembro/



2 visualizações0 comentário